Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo público de Pernambuco é restaurado
Início do conteúdo da página

Arquivo público de Pernambuco é restaurado

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 17h48 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 11h48

pernambucoA sede do Arquivo Público de Pernambuco, localizado no Centro do Recife, está de cara nova. O casarão na rua do Imperador, erguido em 1731, passou por um processo de restauração retomando suas características originais.

A história e a identidade do Estado passam pela edificação, que já foi Câmara, corte judicial e até cadeia pública. Os visitantes também devem contar com modernizações, a partir do próximo ano. O Arquivo planeja o compartilhamento do acervo digital, além da inclusão em uma rede nacional de pesquisa.

No pacote está a criação de um Centro de Referência para a Memória. “É um prédio que remete a capítulos importantes de nossa formação, fazendo parte da memória afetiva do povo pernambucano. O trabalho contou com grande empenho, removendo até oito camadas de tinta para se chegar à mais original”, contou o gestor Evaldo Costa.
As obras duraram três meses. Conforme o projeto, ficou definido a cor estanho para as paredes; a verde-colonial para as esquadrias (portas e janelas); e a cinza para os elementos de ferro. “A parte interna estava satisfatória, mas aproveitamos para executar reforços estruturais e melhorar as instalações elétricas e hidráulicas”, detalhou Costa.
A restauração faz parte das comemorações pelo Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. O prédio serviu de prisão para os líderes do movimento, que acabariam fuzilados na praça da República. Hoje e amanhã, o espaço promove uma mostra de cinema com exibição de filmes dos anos 1970 e 1980, o chamado Ciclo do Super 8, com palestras e debates.

registrado em:
Fim do conteúdo da página